Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Tarifa de 50% imposta pelos EUA pode comprometer exportações de ovos do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

A imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras pelo governo dos Estados Unidos acendeu um sinal de alerta para o setor da avicultura, especialmente para os embarques de ovos. A expectativa é que a medida deve reduzir a competitividade do Brasil no mercado internacional e trazer reflexos negativos para toda a cadeia produtiva.

Segundo Juliana Pila, analista de mercado da Scot Consultoria, o impacto será significativo. “Provavelmente afetará as exportações, pois haverá perda de competitividade, assim como já observamos em outros produtos. Além disso, pode afetar de forma indireta, elevando os custos e deixando uma instabilidade generalizada”, afirmou.

A preocupação é justificada pelos números recentes. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os embarques de ovos para os EUA cresceram impressionantes 996% entre janeiro e maio deste ano, totalizando 9.735 toneladas. Somente em maio, foram exportadas 4.166 toneladas, um aumento de 1.384% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os Estados Unidos têm liderado o ranking dos principais compradores de ovos brasileiros, seguidos por Chile (2.354 toneladas, +10,8%), Emirados Árabes Unidos (1.422 toneladas, -13,8%), Japão (1.422 toneladas, +160,9%) e México (1.050 toneladas, sem dado comparativo).

A analista ainda destaca que atualmente os EUA é nosso principal parceiro quando se fala em exportação, mas cabe lembrar que o Brasil, apesar de ter aumentado a exportação de ovos esse ano, ainda exporta uma parcela pequena de sua produção. “Então, na nossa visão, esse volume deve permanecer no país, aumentando ligeiramente a oferta”, informou ao Notícias Agrícolas. 

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia