Uma faixa norte Brasil, que inclui o Amapá, Ilha do Marajó, nordeste do Pará e parte do litoral do Nordeste, especialmente o norte dos estados do Ceará e Rio Grande Norte, tem previsão para pancadas de chuvas intensas entre esta sexta-feira (14) e o sábado (15), último final de semana deste verão.
Nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas para uma faixa entre Ceará e Rio Grande do Norte. A precipitação pode chegar a 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos (60-100 km/h).
De acordo com informações do Inmet, as instabilidades nessas áreas estão sendo provocadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que tem ocasionado volumes expressivos de chuvas desde o início do ano. As capitais São Luís (MA) e Natal (RN) registraram, nas estações do Inmet, até às10h desta sexta-feira, 136,6 mm e 95,6 mm de chuvas, respectivamente.
No mapa de precipitação acumulada em 24h do Inmet, essa faixa entre os estados nordestinos tem precipitação prevista entre sábado e domingo (16) de cerca de 30 milímetros em 24h para a maior parte do Ceará, com volumes em torno de 70 milímetros em 24h em alguns pontos, e mais de 100 milímetros em 24h para uma pequena área do Rio Grande do Norte.
Já conforme mostra o mapa de precipitação acumulada em sete dias, essa área entre os dois estados deve superar os 100 milímetros de chuva acumulados, podendo até mesmo chegar a 200 milímetros mais a nordeste do Rio Grande do Norte.