A Alliance One Brasil deu início ao processamento da safra 2025, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade no setor de tabaco. As operações começaram no dia 10 de fevereiro, na unidade de Araranguá (SC), e no dia 17 em Venâncio Aires (RS). Neste ano emblemático, a empresa celebra duas décadas de atuação, no dia 13 de maio, consolidando-se como referência global com um legado de 150 anos de experiência no agronegócio, através de suas antecessoras.
Com uma rede de 17 mil produtores integrados em mais de 350 municípios da Região Sul, a Alliance One iniciou a compra do tabaco em janeiro. O diretor de Produção da companhia, Samuel Streck, avalia que a safra 2025 apresenta um cenário de produtividade positiva, embora com variações na qualidade. “Com a fase de colheita avançada tanto no tabaco Virgínia quanto no Burley, já é possível avaliar a safra 2025 com boa produtividade e com a qualidade tendo grande variabilidade. De modo geral, beneficiada pelas condições climáticas nas regiões de produção consideradas do cedo e prejudicada nas áreas de ciclo mais tardio”, explica.
No pico da safra, a companhia conta com aproximadamente 3 mil colaboradores, distribuídos entre suas estruturas industriais e quatro unidades de compra, localizadas em Rio Azul (PR), Pinhalzinho (SC), Canoinhas (SC) e Pouso Redondo (SC). Ao longo de sua trajetória, a Alliance One Brasil tem se destacado pelo compromisso com a sustentabilidade, inovação e excelência no processamento de tabaco. Exportando mais de 95% de sua produção para os cinco continentes, a empresa segue investindo no fortalecimento da relação com os produtores e na adoção de práticas responsáveis, reafirmando sua posição de destaque no setor.
ESG no centro das ações
A Alliance One Brasil reafirma seu compromisso com a produção sustentável por meio de sua estratégia de ESG, lançada em dezembro de 2021. A iniciativa integra as prioridades de negócios ao propósito da companhia e estabelece metas mensuráveis, revisadas anualmente para garantir relevância e impacto. A empresa identificou 12 áreas de foco, validadas por meio da avaliação de materialidade com stakeholders, com uma nova revisão prevista para este ano. Além disso, no ano fiscal de 2024, implementou uma ferramenta para coleta e monitoramento das metas prioritárias, aprimorando a gestão e a precisão das informações relacionadas às práticas sustentáveis.
No pilar ambiental, a empresa reafirmou seu compromisso com a preservação ao atingir a meta de Desmatamento Líquido Zero em sua cadeia de suprimentos agrícolas, garantindo que 100% da lenha utilizada pelos produtores integrados na safra 2024 fosse de origem sustentável e rastreável. Esse marco foi validado por meio de auditoria externa, evidenciando a transparência e a responsabilidade ambiental da companhia. Além disso, desde 2015, foram distribuídas mais de 75 mil mudas nativas frutíferas aos produtores, bem como fornecidas, junto ao pacote agronômico, mais de 4 milhões de mudas de eucalipto.
No âmbito social, os programas voltados ao apoio às comunidades beneficiaram diretamente 44 mil pessoas. Entre os destaques está o Projeto Abre Aspas, que promoveu a doação de livros de literatura, jogos pedagógicos e oficinas de contação de histórias para alunos de escolas públicas rurais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao todo, 44 escolas foram contempladas, com a distribuição de 10 mil livros, realização de 45 oficinas e impacto positivo para 12,4 mil alunos. Já o Projeto Reciclamundo levou apresentações teatrais com foco em educação ambiental e oficinas de iniciação teatral para estudantes da mesma região, abrangendo 44 municípios, com 48 apresentações, 24 oficinas e benefício direto para mais de 14 mil jovens.
Além dos investimentos em responsabilidade social, a empresa ampliou o pacote de benefícios voltado aos colaboradores sazonais para a safra 2025. O novo programa inclui uma série de incentivos adicionais para valorizar a dedicação dos trabalhadores temporários. Entre as novidades estão bônus de boas-vindas e assiduidade, bonificações para funcionários retornantes, sorteios de prêmios em dinheiro ao longo do período de safra, entre outros. As iniciativas reforçam o compromisso da empresa com o bem-estar e a motivação dos colaboradores, alinhadas à estratégia de ESG.
No pilar de governança, a Alliance One Brasil garantiu que 100% dos empregados elegíveis concluíssem seu treinamento de conformidade dentro do período determinado. Essa conquista reforça o compromisso da empresa com a ética, a transparência e a excelência na condução de seus negócios.