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Biodiesel eleva a recorde fatia do óleo de soja na margem de lucro da indústria, diz Cepea

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SÃO PAULO (Reuters) – A participação do óleo de soja na margem de lucro da indústria de esmagamento do Brasil praticamente se igualou à do farelo nesta semana, atingindo um patamar recorde que reflete o avanço da demanda do setor de biodiesel, de acordo com avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em análise publicada nesta sexta-feira.

A fatia do óleo na margem da indústria aumentou para 49%, enquanto a do farelo passou a 51%, no dia 11, segundo dados do centro de estudos da Esalq/USP, após o Brasil ter elevado em agosto a mistura de biodiesel no diesel a 15% –no país, cerca de 80% do biocombustível foi feito a partir de óleo de soja, segundo dados de julho da reguladora ANP.

A título de comparação, a participação média do farelo na margem de lucro das indústrias no ano passado foi 62,2%, enquanto a do óleo foi de 37,8% –considerando-se como base os preços da soja em grão, do óleo e do farelo no Estado de São Paulo.

“Nos últimos dias, a disputa pelo óleo foi ainda mais acirrada, já que as indústrias de biodiesel ampliaram as compras no mercado interno”, afirmou o Cepea, em análise.

O segmento de biodiesel tem, em muitos casos, maior poder de negociação do que as indústrias alimentícias, por contar com vantagens tributárias em determinadas operações, observou o Cepea.

O valor do óleo de soja, posto na região de São Paulo com 12% de ICMS, avançou 3,4% entre 4 e 11 de setembro, atingindo R$ 7.531,65/tonelada na quinta-feira, o maior patamar nominal desde 18 de novembro de 2024.

Os preços do farelo de soja também estão firmes, disse o Cepea, citando uma alta semanal de 0,6% nas regiões pesquisadas.

No período, a chamada ““crush margin”” subiu 8,33%, chegando a R$495,70/tonelada. O retorno financeiro da indústria em relação ao custo da soja avançou de 22,1% em 4 de setembro para 23,9% no dia 11.

O Cepea citou dados da estatal Conab que apontam para um forte consumo de óleo e farelo de soja no Brasil este ano, assim como exportações crescentes dos dois produtos.

(Por Roberto Samora)

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