Com o período de antecipação do plantio da soja na Safra 2025/26 definido entre 25 de setembro a 7 de outubro, os produtores rurais interessados, devem realizar o cadastramento das suas áreas entre 1º e 31 de agosto, por meio do link https://tinyurl.com/antecipacaop disponível no site oficial da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) divulgou a portaria Nº 47 de junho de 2025 que autoriza, em caráter excepcional, o plantio antecipado da soja para safra 2025/26, que compreende o início do período de semeadura, a partir do dia 25 de setembro até 7 de outubro. E para o plantio regular foi estabelecido o calendário convencional de 8 de outubro a 31 de dezembro, com o objetivo de otimizar o calendário agrícola e garantir maior flexibilidade para os produtores da região.
Solicitação de cadastramento
A Adab é o órgão responsável por fiscalizar, avaliar e aprovar os cadastros dos agricultores que pretendem aderir ao plantio antecipado, para assegurar que as práticas agrícolas estejam em conformidade com as diretrizes estabelecidas, e garantir uma safra mais segura e produtiva.
A Aiba reforça aos produtores rurais que aderirem ao plantio antecipado para que realizem o cadastramento em tempo hábil, e se atentem às datas do calendário do plantio da soja. “Aos produtores rurais que tem interesse em realizar o plantio da soja de forma antecipada para essa safra 25/26, devem solicitar o cadastramento dessas áreas, no período de 1º a 31 de agosto. Podem procurar a sede da Aiba ou também acessar o QR Code por meio do site ou redes sociais da instituição agrícola”, afirma o analista de campo da Aiba, Marcus Neves.
Ao antecipar o plantio da soja o produtor otimiza o uso das áreas pelo encurtamento das janelas produtivas e sucessão de novas culturas. Já o plantio regular da soja na região do Cerrado baiano acontecerá entre 8 de outubro e 31 de dezembro de 2025, data que marca oficialmente o início oficial da temporada da safra da soja 2025/26. Para mais informações, acesse o site www.aiba.org.br ou ligue para (77) 3613-8000/8024.