Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Maior poder de compra de farelo de soja em mais de 20 anos beneficia suinocultura brasileira

A suinocultura no Brasil vive um momento favorável, com o poder de compra do farelo de soja atingindo o maior nível registrado nos últimos 20 anos. Dados do Cepea indicam que, em setembro, cada quilo de suíno vivo vendido permitiu a aquisição de 5,57 quilos de farelo de soja – patamar superior à média histórica, que é de 3,62 quilos. O valor representa o maior poder de compra desde dezembro de 2004, quando a relação de troca havia atingido 6,49 quilos.

Foto: Claudio Neves

O cenário é resultado da combinação entre preços firmes do suíno vivo e forte desvalorização do farelo de soja. Em setembro, a tonelada do insumo foi negociada a R$ 1.660,53 na região de Campinas, 25,2% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado e nos menores níveis nominais desde 2020.

O excedente de farelo está ligado à intensa moagem de soja no país, estimulada pela alta demanda por óleo para biodiesel, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A produção nacional de farelo de soja na safra 2025/26 foi estimada em volume recorde de 45,93 milhões de toneladas pela Conab e 44,77 milhões pelo USDA, com 20 milhões destinados ao consumo interno e 24,8 milhões às exportações. O estoque final está projetado em 6,59 milhões de toneladas, acima das 5,46 milhões da safra anterior.

Com maior acesso ao principal insumo da atividade, os produtores brasileiros fortalecem sua margem de rentabilidade e aumentam a competitividade do setor, mesmo diante de outros custos historicamente elevados.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia