![]()
Por Karl Plume
CHICAGO, 2 Dez (Reuters) – Os embarques de produtos agrícolas dos Estados Unidos para a China estão se acelerando depois que uma tensa guerra tarifária paralisou o comércio por meses, com pelo menos seis navios programados para carregar soja nos terminais da Costa do Golfo até meados de dezembro, de acordo com um “line-up” visto pela Reuters na terça-feira.
Uma sétima carga de soja dos EUA foi carregada no último fim de semana e já está a caminho da China, o primeiro carregamento desse tipo desde maio.
Os fazendeiros e comerciantes de grãos dos EUA têm aguardado o início dos embarques após as negociações comerciais entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping na Coreia do Sul, no final de outubro. De acordo com a Casa Branca, há uma promessa de Pequim de comprar 12 milhões de toneladas métricas até o final do ano.
Pequim não confirmou detalhes dessa reunião, incluindo qualquer promessa de compra de volumes consideráveis de soja dos EUA.
A secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, disse no mês passado que o governo Trump esperava assinar um acordo com a China até esta semana.
Ela disse na terça-feira que o governo revelaria um pacote de ajuda na próxima semana para os agricultores prejudicados pelos baixos preços das safras e pela turbulência comercial.
Os importadores chineses reservaram quase 2 milhões de toneladas métricas de soja dos EUA no mês passado para embarque no ano comercial de 2025/26, que termina em agosto de 2026, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA, embora apenas compras mínimas tenham sido confirmadas desde então.
O total de compras chinesas continua bem abaixo dos volumes registrados antes da guerra comercial. A ausência da China no mercado fez com que o preço dos futuros da soja caísse anteriormente para mínima de quase cinco anos.
O navio Tokugawa estava sendo carregado com soja na terça-feira, e o navio Katagalan Brave estava programado para ser carregado nos próximos dias, de acordo com os dados de transporte. Quatro outros navios — RB Eden, Hua Xing Hai, Donna Alexandra e SSI Dominion — deveriam chegar para carregamento nas próximas duas semanas.
Os embarques de sorgo dos EUA para a China também foram reiniciados pela primeira vez desde março. Um navio, o Bungo Queen, está atualmente sendo carregado em um terminal da Costa do Golfo do Texas, e um segundo navio, o YM Navigator, deve ser carregado no final da próxima semana em um terminal no noroeste do Pacífico, segundo dados de remessa.
(Reportagem de Karl Plume em Chicago)