O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou, nesta terça-feira (27), seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras atualizando os percentuais de área plantada no país até o último domingo (27). A semeadura do milho veio acima do esperado e a de soja alinhada com as expectativas.
MILHO
O plantio de milho evoluiu, em uma semana, de 78% para 87% e superou a projeção do mercado de 85%. O índice superou ainda o número do ano passado, de 81%, e a média dos últimos cinco anos para o período, de 85%. Iowa, maior estado produtor de milho nos EUA, já tem 95% de área plantada, contra 93% de média.
O percentual de lavouras do cereal que já germinaram saltou de 50% para 67%, contra 55% de 2024 e 60% de média.
O USDA ainda trouxe, nesta terça, os primeiros dados sobre as condições das lavouras, indicando que 68% dos campos de milho estão em boas ou excelentes condições – o mercado esperava 73%. 27% estão em situação regular e 5% em condições ruins ou muito ruins.
“Curiosamente, os analistas esperavam que o USDA classificasse 73% da safra de milho dos EUA em boas ou excelentes condições, em um intervalo de 64% a 78%. Esses 73% seriam iguais à classificação inicial de 2022, mas abaixo dos 75% do ano anterior. A safra de milho dos EUA em 2023 foi inicialmente classificada como 69% boa a excelente, e a pontuação inicial mais baixa nos últimos anos foi o ano de plantio super atrasado de 2019, com uma classificação de 59%”, analisa Braun.
Abaixo, imagens de lavouras de milho em alguns dos principais estados produtores dos EUA, de Karen Braun:
SOJA
O plantio da soja, por sua vez, saltou de 66% para 76% da área na semana, até o último domingo (25). Há um ano, este número era de 66% e a média para o período de 68%. O estado de Illinois, maior produtor da oleaginosa nos EUA, tem já 71% de área plantada, contra 69% de média.
O reporte traz também 50% das lavouras de soja tendo germinado, contra 34% da semana anterior, 37% do ano passado e 40% da média plurianual. E sobre a oleaginosa ainda não apontou sobre as condições dos campos.
CLIMA NOS EUA
O mercado segue muito atento às condições de clima nos EUA, em especial depois que regiões importantes sofreram com o excesso de chuvas nos últimos dias.
“O modelo GFS, gerado nessa tarde, de modo geral indica para os próximos 10 dias nos EUA, clima seco a volumes leves sobre grande parte do Corn Belt, das planícies e da região do Delta. Precipitações moderadas, com acumulados de até 75 mm, são previstas para áreas pontuais,
incluindo o sudeste da Louisiana, centro-sul do Mississippi, leste de Nebraska e Kansas, oeste da Dakota do Norte, Oklahoma, Iowa, boa parte de Minnesota e trechos isolados do Kentucky e Tennessee”, informa o Grupo Labhoro.
