Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

USDA traz vendas semanais de soja e milho da safra 25/26 dos EUA acima do esperado e preços sobem

Logotipo Notícias Agrícolas

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo reporte de vendas semanais para exportação nesta quinta-feira (21) com mais uma semana negativa e de cancelamentos nas vendas de soja e milho da safra velha. Já os números da safra nova, para ambas as temporadas, vieram acima do esperado. Os dados foram bem recebidos pelo mercado e os futuros da soja e do milho voltaram a subir na Bolsa de Chicago. Por volta de 11h40 (horário de Brasília), as cotações da oleaginosa subiam mais de 13 pontos nos principais vencimentos, com o novembro valendo US$ 10,50 por bushel. No milho, ganhos de mais de 5 pontos nos contratos mais negociados, com o dezembro sendo cotado a US$ 4,09. 

SOJA 

Na semana encerrada em 14 de agosto, os EUA venderam 1,142,6 milhão de toneladas de soja 2025/26, enquanto as expectativas variavam de 400 mil a 1 milhão de toneladas. A maior parte foi para destinos não revelados. 

“Parece que o programa da soja americana está começando a engrenar. Contudo, no acumulado, as vendas estão em apenas 5,855 milhões de toneladas, bem abaixo das 7,542 milhões de toneladas do ano passado e menos da metade das 11,811 milhões de toneladas registradas na mesma época de 2023”, afirmaram os analistas de mercado da Agrinvest Commodities. 

Os especialistas ainda destacam que a China permanece ausente das compras da China nos EUA e “a cada semana sem vendas ao gigante asiático pode se converter em queda do potencial de exportação”. 

Da safra velha, inclusive, as vendas vieram negativas, com um cancelamento de 5,7 mil toneladas. O resultado, todavia, veio dentro das expectativas do mercado que variavam entre o cancelamento de 300 mil e vendas de 300 mil toneladas. Em toda temporada, os EUA já comprometeram 51,057,9 milhões de toneladas, acima do mesmo período do ano passado, quando eram 45,8 milhões. O USDA estima, porém, que as exportações do ano comercial 2024/25 sejam de 51,03 milhões de toneladas. 

MILHO

Para o milho da safra nova, as vendas foram de 2,860 milhões de toneladas e a maior parte também foi para destinos não revelados. As expectativas do mercado variavam de 900 mil a 2 milhões de toneladas. 

“O programa americano de milho já soma 16,685 milhões de toneladas, ante 7,924 milhões da mesma época do ano anterior. A expectativa de safra recorde e a forte competitividade no mercado internacional, continuam mantendo a demanda concentrada nos EUA. Enquanto isso, já falam que o programa brasileiro deverá ser ajustado para baixo”, afirma a Agrinvest. 

Da safra velha, as vendas de milho ficaram negativas em 27,1 mil toneladas, também dentro do esperado, já que o mercado esperava pelo cancelamento de 100 mil a a vendas de 300 mil toneladas. 

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia