![]()
SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) – A colheita de soja no Paraná ainda é “incipiente” e as produtividades iniciais indicam números “otimistas”, afirmou o Departamento de Economia Rural (Deral), de acordo com dados divulgados nesta terça-feira.
O órgão do governo do Estado ainda não apontou em boletim semanal o percentual da área colhida de soja no Paraná, um dos principais produtores da oleaginosa no país, sinalizando que o total colhido é inferior a 1%.
“Em algumas regiões, a colheita já foi iniciada de forma incipiente, apresentando potenciais produtivos otimistas”, afirmou o Deral.
O Estado tem 4% das áreas em maturação, última fase da cultura antes da colheita, ante 12% registrados na mesma época do ano passado, segundo os números do Deral.
Em frutificação estão 48% das lavouras paranaenses, contra 64% no mesmo período de 2025.
“O alongamento do ciclo em áreas semeadas precocemente é observado devido ao clima atípico de meses anteriores, mas o cenário geral é de estabilidade e recuperação do potencial de produtividade”, explicou o Deral.
Mas o Deral notou agora um “desenvolvimento acelerado”, recuperando atrasos fisiológicos anteriores.
A safra de soja do Paraná 2025/26 está estimada em 21,96 milhões de toneladas, alta de 4% na comparação com o ciclo anterior, segundo projeção divulgada em meados de dezembro.
De acordo com o Deral, 89% da área da soja foi avaliada em boas condições, mesmo índice verificado na semana anterior, contra 90% na mesma época do ano passado.
(Por Roberto Samora)