Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Vazio sanitário da soja no Rio Grande do Sul entra em vigor nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (03) o vazio sanitário da soja no Rio Grande do Sul, que vai até 30 de setembro. Durante o período de 90 dias, é proibido manter plantas de soja vivas em qualquer estágio de desenvolvimento.

A medida, estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por meio da Portaria 1217/2025, também define o calendário oficial de semeadura da soja no estado, que ocorrerá entre 1º de outubro de 2025 e 28 de janeiro de 2026.

A estratégia visa combater a ferrugem asiática, uma das doenças mais severas da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Segundo Ricardo Felicetti, diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o vazio sanitário e o calendário de semeadura são fundamentais para preservar as ferramentas químicas de controle e garantir a produtividade da cultura no estado.

Para monitorar a doença, o Rio Grande do Sul mantém o programa Monitora Ferrugem RS, que identifica a presença de esporos do fungo e associa esses dados às condições climáticas para gerar mapas de risco. Essas informações auxiliam técnicos e produtores na tomada de decisões e na adoção de medidas eficazes de manejo da ferrugem asiática.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia