Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Índia mira compra governamental recorde de algodão, com preços afetados por importações e tarifas

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) – A Índia deve comprar um volume recorde de algodão dos agricultores na próxima temporada, já que os preços domésticos enfrentam pressão das importações mais baratas e da demanda mais fraca após as pesadas tarifas dos EUA sobre as exportações têxteis, disseram autoridades do setor à Reuters.

O consumo de algodão no segundo maior produtor do mundo desacelerou, com os exportadores relatando um declínio acentuado nos pedidos dos Estados Unidos, que respondem por quase 29% dos US$38 bilhões em exportações têxteis anuais da Índia.

“A demanda desacelerou, e isso está prejudicando o setor. Nesse tipo de mercado, é improvável que os agricultores obtenham o preço de apoio prometido para seu algodão”, disse Atul Ganatra, presidente da Associação de Algodão da Índia, à Reuters.

O governo terá que intervir e comprar uma quantidade recorde de algodão — talvez cerca de 14 milhões de fardos, disse Ganatra.

A Índia aumentou em 7,8% o preço pelo qual comprará algodão da nova estação dos agricultores domésticos, para 8.110 rúpias por 100 kg, mas os preços do mercado local estão oscilando em torno de 7.000 rúpias.

A expectativa é de preços pressionados a partir do próximo mês, devido ao aumento dos suprimentos da nova safra e à chegada de algodão importado mais barato, disse Pradeep Jain, um descaroçador baseado em Jalgaon, no Estado de Maharashtra.

Na semana passada, a Índia prorrogou por três meses, até o final de dezembro, a isenção de impostos de importação sobre o algodão.

Os agricultores geralmente vendem sua safra para a estatal Cotton Corporation of India (CCI), sempre que os preços caem abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo.

No ano comercial de 2024/25, que termina este mês, a CCI gastou um recorde de 374,36 bilhões de rúpias para comprar 10 milhões de fardos dos agricultores.

“Não há limite ou meta para a compra de algodão dos agricultores na nova temporada. Compraremos toda a quantidade que os agricultores trouxerem para a CCI”, disse à Reuters Lalit Kumar Gupta, diretor administrativo da CCI.

A CCI está planejando aumentar o número de centros de compras em 10% para 550 na nova temporada e tem capacidade para comprar mais de 20 milhões de fardos, disse Gupta.

No trimestre de dezembro, a Índia poderia importar mais de 2 milhões de fardos, disse um negociante de Nova Délhi de uma trading global.

“O algodão importado não é apenas mais barato, mas também de melhor qualidade. Portanto, as fábricas têxteis estarão ocupadas usando-o mesmo quando a oferta local estiver em seu pico, o que pressionará os preços domésticos para baixo”, disse o negociante.

(Reportagem de Rajendra Jadhav)

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia