A safra de trigo 2025/26 no Brasil já está consolidada e até avança no processo de colheita em algumas regiões do país. De acordo com o relatório de perspectivas para a safra do cereal referente ao mês de setembro da StoneX, empresa global de serviços financeiros, não há mudanças nos números de produção em relação ao prospecto do mês de agosto: 7,3 milhões de toneladas.

Consultor em Gerenciamento de Riscos da StoneX, Jonathan Pinheiro: “Poderá haver um crescimento dos estoques de passagem, principalmente no Rio Grande do Sul, ou até mesmo uma redução da demanda por importação, embora eu acredite que isso seja improvável”
Isso se deve ao fato de que os recentes eventos climáticos não trouxeram impactos relevantes para as produtividades, com algumas quebras, porém bastante pontuais. No geral, o sentimento continua bastante positivo em relação aos rendimentos da cultura nesta temporada, em todas as regiões produtoras, segundo o consultor em Gerenciamento de Riscos da StoneX, Jonathan Pinheiro.
O especialista aponta que o setor observa agora o cenário cambial atual, que poderá reduzir o potencial de exportação devido à baixa competitividade do país, trazendo impactos ainda incertos no balanço de oferta e demanda.
“Poderá haver um crescimento dos estoques de passagem, principalmente no Rio Grande do Sul, ou até mesmo uma redução da demanda por importação, embora eu acredite que isso seja improvável. Operações de cabotagem poderão ser retomadas, caso isso se confirme, com um excesso de oferta no Sul do país”, finalizou Pinheiro.