Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Oeste de SC concentra 70% das exportações do estado com força do cooperativismo

Um em cada três catarinenses é cooperativista. O dado, apresentado por Tânia Zanella, superintendente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), dimensiona a força de um movimento que vai muito além dos números: transforma comunidades, impulsiona a economia e promove desenvolvimento social.

A informação foi compartilhada durante o evento “Coop Talk – A cooperação que transforma”, realizado na noite da última quarta-feira (8), pelo Núcleo de Cooperativas da Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviço de Chapecó (ACIC). O encontro reuniu, no lounge do Sicoob, na Arena Condá, presidentes e dirigentes das 14 cooperativas que integram o núcleo para debater os impactos do cooperativismo no desenvolvimento regional.

Santa Catarina: o estado mais cooperativo do Brasil

Tânia Zanella trouxe números que evidenciam a relevância do cooperativismo catarinense. Segundo ela, o estado conta com 234 cooperativas e 4,8 milhões de cooperados e gera 81,9 mil empregos diretos.

No cenário nacional, o cooperativismo movimenta cifras ainda mais expressivas: são 4,3 mil cooperativas, 25,8 milhões de cooperados (12% da população brasileira) e 578 mil empregos diretos gerados.

“Onde há uma cooperativa de crédito no município, o PIB per capita cresce 5,6%”, salientou Tânia.

Para Tânia, a região Oeste se consolida como epicentro do cooperativismo agropecuário em Santa Catarina. O ramo agropecuário responde por 63,2% do faturamento total do cooperativismo catarinense, e as cooperativas do Oeste são responsáveis por 70% das exportações do estado.

No ramo crédito, Santa Catarina possui 67 cooperativas com 3,7 milhões de cooperados (78% do total de cooperados catarinenses), um crescimento de 10,7% no quadro social e receita total de R$ 21,07 bilhões.

“O impacto do cooperativismo na transformação que acontece nos negócios transcende o que é para o associado e chega também nas comunidades”, destacou Adriana Spolti Grigol, diretora-presidente da executiva do Sicoob MaxCrédito, cooperativa que conta com mais de 260 mil cooperados e está presente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 102 agências, sendo 13 delas em Chapecó.

Intercooperação e o olhar comunitário

O Coop Talk é a terceira edição de um evento planejado pelo Núcleo de Cooperativas da ACIC para conectar presidentes, dirigentes e lideranças e fortalecer a intercooperação, um dos princípios fundamentais do cooperativismo.

“Esse encontro é justamente para que a gente conecte os nossos presidentes de todas as cooperativas que fazem parte e também fortaleça a nossa intercooperação”, explicou Marciano Almeida, coordenador do núcleo.

Fátima Hallal, presidente da Coeducars, cooperativa de educação que atua em parceria com outras cooperativas da região, reforçou a importância desses encontros. “Além de estar com os demais ramos das cooperativas, agrega na troca de network, de conhecimento, da gente expandir os nossos negócios, mas principalmente ter um olhar comunitário, que esse é o propósito das cooperativas”.

A Coeducars, originária do Rio Grande do Sul, está em expansão em Chapecó há mais de dois anos, atuando com formação para conselhos, palestras, pós-graduações, workshops e projetos socioambientais.

Reconhecimento do cooperativismo como patrimônio cultural e imaterial de Chapecó

O evento também marcou a entrega simbólica de uma lei municipal que registra o cooperativismo como patrimônio cultural imaterial de Chapecó. O vereador Wilson Cidrão (Republicanos), que se formou como jovem cooperativista há 10 anos ao iniciar como jovem aprendiz no Sicoob MaxCrédito, conduziu a homenagem.

“Quando nós lembramos das nossas raízes, nós plantamos também sementes para o futuro. Esse modelo de cooperativismo precisa ser cada vez mais geminado e valorizado”, disse o vereador.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia