Dados exclusivos da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostram que a área cultivada com algodão no país cresceu 6,7% na safra 2024/25 em relação ao ciclo anterior, chegando a 2,15 milhões de hectares. O avanço representa um acréscimo de quase 135 mil hectares e foi identificado por meio de mapeamento via satélite conduzido pela empresa.
“O uso de sensoriamento remoto com imagens de satélite é essencial para o monitoramento preciso da dinâmica agrícola no Brasil. Com a tecnologia de geoprocessamento, conseguimos mapear com exatidão o que foi plantado, quando e onde, criando um retrato real da ocupação do solo. Isso apoia desde a regulação fundiária e o controle de royalties até decisões estratégicas de mercado, antecipando movimentos da cadeia do agronegócio”, afirma Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian.
Região Centro-Oeste registra destaque para o Mato Grosso como principal produtor
Mato Grosso permanece como o principal produtor do país, com 1,56 milhão de hectares plantados — o equivalente a 72% da produção nacional — e foi o estado que mais expandiu sua área plantada em números absolutos, com 83 mil hectares a mais em 2024/25 frente ao ciclo anterior. Outros estados que também apresentaram crescimento expressivo na comparação com a safra 2023/24 foram: Piauí, com alta de 53%, Tocantins de 35% e a Bahia, que cresceu 12%, reforçando a interiorização e a diversificação da produção.