Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Temporal com granizo afeta metade do Paraná e acende alerta para a safra de soja

Logotipo Notícias Agrícolas

Nos últimos dias, um forte temporal atingiu praticamente metade do estado do Paraná, causando estragos significativos nas lavouras e preocupação entre produtores rurais. Diferente das ocorrências isoladas comuns nesta época do ano, o granizo desta vez se espalhou por uma extensa faixa do estado.

Dentre as cidades impactadas pelo granizo está Campo Mourão, Guarapuava, Campina da Lagoa, Barbosa Ferraz, Itambé e Astorga. 

O prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, anunciou neste sábado (1º) que o município decretará estado de calamidade pública após o forte temporal que atingiu a região. As chuvas intensas, acompanhadas de granizo, provocaram grandes estragos em diversos pontos da cidade, inclusive no Paço Municipal 10 de Outubro.

Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura estão mobilizadas para desobstruir vias, prestar atendimento às famílias atingidas e restabelecer a circulação nos bairros mais afetados. Apesar dos prejuízos materiais, não há registro de feridos, de acordo com a Defesa Civil.

“O frio por si só já alonga o ciclo da soja. Agora, com a destruição causada pelo granizo, muitos produtores terão que replantar suas lavouras”, explica o produtor Márcio Barunque. “Esses dois fatores combinados comprometem o calendário agrícola e colocam em risco o cultivo do milho safrinha”, completa.

A preocupação é ainda maior porque a região atingida é uma das principais produtoras de milho safrinha do país. O atraso na colheita da soja, provocado tanto pelo frio quanto pela necessidade de replantio, deve reduzir a janela ideal para o plantio do milho safrinha.

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia