![]()
SÃO PAULO (Reuters) – O plantio da soja da safra 2025/26 no Paraná atingiu 79% da área estimada até esta semana, avanço de oito pontos percentuais em relação à semana anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Departamento de Economia Rural (Deral).
Na mesma época do ano passado, o índice de plantio da oleaginosa estava em 85%, indicando um ritmo ligeiramente mais lento nesta temporada, de acordo com órgão da Secretaria de Agricultura do Estado, um dos maiores produtores de soja do Brasil.
A condição das lavouras de soja permanece majoritariamente boa, com 93% das áreas avaliadas nessa categoria, enquanto 6% estão em condição média e 1% em condição ruim.
A maior parte das lavouras está em fase de desenvolvimento vegetativo (80%), seguida pela germinação (16%) e floração (4%), em linha com o mesmo período do ano passado.
O milho primeira safra também apresenta avanço significativo, com 99% da área já semeada, contra 98% na semana anterior e no mesmo período de 2024. A qualidade das lavouras é considerada boa em 94% dos casos.
A colheita do trigo do Paraná, também um dos principais produtores do cereal do Brasil, alcançou 88% da área cultivada, contra 95% no mesmo período do ano passado.
As lavouras restantes estão majoritariamente em fase de maturação, com 85% da área.
(Por Roberto Samora)