![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) – A exportação de açúcar do Brasil em outubro registrou um novo recorde para todos os meses, somando 4,2 milhões de toneladas, crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) publicados nesta quinta-feira.
Os grandes embarques do Brasil, maior produtor e exportador global, ocorreram em uma safra em que o país deverá ter sua segunda maior produção da história, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estimou a produção nacional em 45 milhões de toneladas em 2025/26, segundo relatório publicado nesta semana.
O volume previsto para a produção no Brasil só ficaria abaixo da safra 2023/24, quando o país produziu 45,7 milhões de toneladas, segundo a Conab.
Com a robusta produção no Brasil e também a expectativa de uma oferta crescente em outros países, os preços na bolsa de referência ICE atingiram neste início de novembro uma mínima de cinco anos.
As receitas geradas com as exportações de açúcar do Brasil somaram US$1,67 bilhão, redução anual de 5,8% por conta de uma queda nos preços.
(Por Roberto Samora)