Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

StoneX revisa para baixo estimativa de produção de algodão para 2025/26

A nova estimativa de produção de algodão brasileiro na safra 2025/26, aponta para uma redução de 11% na comparação com o ano anterior de acordo com a StoneX, empresa global de serviços financeiros. Com isso, espera-se que o Brasil colha 3,7 milhões de toneladas de pluma no ano que vem, cerca de 1% a menos do que era esperado na estimado no levantamento anterior.

A diminuição está diretamente ligada à reavaliação da área plantada, especialmente no estado da Bahia, que deve semear 393 mil hectares, 5% a menos do que na safra 2024/25. De acordo com Raphael Bulascoschi, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, a queda reflete a frustração das expectativas de rentabilidade, motivada pelos preços baixos no mercado global, que tornam a cultura menos atrativa para os produtores.

No Mato Grosso, a estimativa permanece em 1,42 milhão de hectares – queda de 90 mil hectares no comparativo anual – mas o cenário ainda apresenta incertezas. A possibilidade de atraso na semeadura da soja, causada por chuvas irregulares, pode impactar o plantio do algodão de segunda safra no início de 2026.

Apesar da redução na produção, as exportações brasileiras seguem robustas. Na reta final da safra 2024/25, os embarques devem atingir 3 milhões de toneladas, conforme estimativas anteriores. Para o próximo ano, mesmo com menor oferta, o Brasil deve manter sua posição como principal fornecedor global de algodão.

unnamed

A Agro Xingú Corretora de Grãos trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia