A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou recentemente o relatório de monitoramento da safra de arroz no Brasil. No Rio Grande do Sul, a colheita já avançou para 80%, sendo que as áreas mais adiantadas estão na região da Fronteira Oeste e a região Sul ainda tem menor área colhida, porém apresenta as melhores produtividades devido à menor influência do período de estiagem.
Em Santa Catarina, 79% da área destinada ao cultivo do arroz já foi colhida e as lavouras em maturação totalizam 21%. A colheita está mais avançada nas regiões Sul e Norte do estado. Enquanto isso, em Goiás, a colheita progride rapidamente, atingindo 88%. No entanto, ainda há áreas em Flores de Goiás, Formosa e São João D’Aliança que não foram colhidas.
No Maranhão, as lavouras de arroz sequeiro encontram-se em boas condições, mas a colheita avança lentamente nas regiões da Baixada Maranhense e do Médio Mearim. A maioria das áreas permanece entre os estágios de floração e enchimento de grãos. Já em Mato Grosso, a colheita evoluiu em mais de 45% e o clima favorável tem contribuído para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo, resultando em uma produtividade elevada.
A expectativa é de que a produção de arroz atenda às demandas do mercado interno e também possa ser exportada, gerando renda e fortalecendo a economia nacional.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 05 de a 15 de abril de 2023
No Tocantins, a colheita já atingiu 70% da área plantada, mantendo o mesmo índice da semana anterior. No Maranhão, houve um sutil aumento no andamento da colheita, passando de 5% na semana anterior para 6% atualmente.
Em Mato Grosso, a colheita evoluiu significativamente, chegando a 46,8%, o que representa um aumento em relação à semana anterior, quando o índice era de 30,3%, mas ainda inferior à safra passada. Em Goiás, a colheita também segue avançando, atingindo 88%, contra os 70,1% registrados na semana anterior.
Em Santa Catarina, a colheita está em 79%, com um pequeno aumento em relação à semana anterior, quando o índice era de 75%. No Rio Grande do Sul, a colheita avançou ainda mais, atingindo 80%, contra os 60% registrados na semana anterior.
Considerando os dados dos seis estados monitorados pela Conab, a colheita atingiu 71,9% da área plantada, o que representa um aumento em relação à semana anterior, quando o índice era de 55,7%. A expectativa é de que a colheita continue evoluindo de maneira satisfatória, garantindo a produção necessária para atender às demandas do mercado interno e também permitindo a exportação do produto.
Material elaborado pela equipe Agrotempo com informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)