O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 85% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 76% da semana passada. O restante se divide entre 1% ainda em frutificação e 99% já em maturação.
“Os trabalhos de campo puderam ser desenvolvidos a contento com a estabilidade do tempo, mas a ausência de chuvas volta a preocupar os produtores em partes do Estado. Além disso, houve um aumento na incidência de focos de incêndio na zona rural”, relata publicação.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 38% das áreas como em boas condições, 38% como em médias e 24% em ruins. Esses índices ficaram inferiores aos 42%, 36% e 22%, respectivamente, da semana anterior.
Detalhando a situação do milho paranaense, o Deral indica que, a colheita do milho de 2ª safra está entrando em sua fase final, com alguns municípios já tendo concluído os trabalhos.
“Na maior parte das áreas a colheita apresenta baixas produtividades, porém na região Sudoeste e mesmo em parte do Oeste continua dentro do esperado. Há relatos de acamamento em parte das lavouras por colher”, diz o Deral.