A COFCO International, uma das maiores empresas globais do agronegócio, anuncia o envio de 100 mil toneladas de soja sustentável certificada para a Ásia do início do ano até o momento. Para alcançar este marco, a empresa embarcou neste mês dois carregamentos: o primeiro com 21 mil toneladas para as fazendas de laticínios Mengniu, na China, volume que faz parte do acordo de 1,5 milhão de toneladas assinado no início deste ano. Já o segundo com 11 mil toneladas para a Thanakorn Vegetable Oil Products Co., Ltd., uma fabricante líder de óleo vegetal e ração animal, na Tailândia.
Todo este volume de soja exportada foi certificado pelo programa COFCO Standard e originado no interior de São Paulo. De acordo com o Módulo 2 da certificação, é verificado se a carga é livre de desmatamento e conversão (DCF) desde 31 de dezembro de 2020, por meio de auditorias nas fazendas, contemplando 54 critérios socioambientais, incluindo o manejo sustentável da água, conservação da biodiversidade e práticas trabalhistas éticas. O COFCO Standard utiliza o modelo de cadeia de custódia de balanço de massa, permitindo maior eficiência operacional e custo-benefício.
A COFCO já forneceu anteriormente soja certificada sob o Módulo 2 do programa COFCO Standard do Brasil e da Argentina para outros mercados. A certificação está alinhada com as diretrizes de fornecimento de soja da Federação Europeia de Fabricantes de Ração (FEFAC – European Feed Manufacturers’ Federation) e é endossada pela Coalizão de Ação Florestal Positiva do Consumer Goods Forum (CGF).
O COFCO Standard foi recentemente incluído ainda no Programa de Boas Práticas Agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) do Brasil, oferecendo incentivos financeiros a agricultores certificados, os quais, por meio do programa, podem solicitar reduções no valor dos juros de seus financiamentos do Plano Safra. O programa de certificação da companhia oferece dois módulos de verificação, sendo que o Módulo 2 conta com um conjunto mais amplo de parâmetros e auditorias de campo.
Construir cadeias de suprimentos livres de desmatamento e conversão é um pilar da política de sustentabilidade e redução de mudanças climáticas da COFCO International, e seu compromisso com o fornecimento sustentável. A empresa está comprometida em alcançar cadeias de suprimentos de soja e milho livres de desmatamento globalmente, e cadeias de suprimentos de soja e milho livres de conversão na América do Sul, até o final de 2025, em linha com suas metas climáticas validadas pela SBTi.